A partir do veneno da armadeira, pesquisadores conseguiram produzir uma substância parecida com a toxina que pode servir como estimulante sexual.
* http://g1.globo.com
Uma novidade da ciência brasileira. Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais encontraram no veneno de uma aranha uma substância para combater a impotência.
Ela também é conhecida como a aranha da bananeira. É encontrada, principalmente, na região sudeste do país. O nome armadeira é por causa da posição de ataque. Quando ela se arma, salta até 40 centímetros, e a picada pode ser fatal.
“Pode levar à morte. A dor é muito intensa, a pessoa começa a passar mal, sentir tonteira, calafrios, sudorese no local da picada”, explica Maria Nelman Pereira, bióloga.
“Também provoca uma ereção duradoura e a partir dai nós decidimos estudar o que causava nos componentes desse veneno essa ereção”, afirma Maria Elena de Lima, doutora em neurociências.
A partir do veneno da armadeira, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais conseguiram produzir uma substância parecida com a toxina da aranha que pode servir como estimulante sexual para o tratamento da disfunção erétil.
O organismo de pessoas idosas e com doenças, como hipertensão e diabetes, não produz uma das substâncias responsáveis pela ereção. Com a molécula produzida em laboratório, essa deficiência é compensada.
O teste foi feito em camundongos e as reações que podem afetar o coração não se manifestaram. Agora, os pesquisadores estão preparando a fórmula em gel com ação local para ser testada em homens.
“No mundo, tem mais de dez milhões de homens que apresentam problema de ereção. E é previsto que em 2020 esse número deve atingir a casa dos 25 milhões de homens de 30 até 80 anos de idade”, ressalta Maria Elena.
Interessante o nome da aranha ser bem sugestivo “armadeira” kkk