* Tradução Luciana S. Prado

A Cervicalgia se manifesta como um conjunto de sintomas resultantes da degeneração do tecido cartilaginoso,  gerando  inflamação e   dor. Tudo isso produz  um efeito negativo na qualidade de vida dos pacientes.

As mudanças patológicas das vértebras cervicais produzem a longo prazo, osteofitose, protrusão, hérnia de disco ou hipertrofia dos ligamentos, ocasionando irritação ou pressão a nível medular, nervoso ou arterial.

Os sintomas mais comuns são os seguintes: dores na região cervical, contraturas cervicais, cefaleia, vertigem, enrijecimento dos membros superiores e sensação de formigamento nos dedos das mãos.

Estes sintomas afetam muito os pacientes, influenciando negativamente em seus trabalhos e atividades cotidianas. Eles são prejudicados pela dor e  pelas limitações dos movimentos cervicais; dormem mal e tudo isso faz com que sofram mudanças de humor.

O tratamento com medicamentos anti-inflamatórios, não só acarreta muitos efeitos colaterais, como possui efeito analgésico por tempo limitado.

A acupuntura é um tratamento eficaz frente aos sintomas da Cervicalgia e não possui  efeitos colaterais.

Durante o exame físico, costuma-se encontrar pontos doloridos e sensíveis, contraturas e nódulos a nível do Esternocleidomastoideo ou do Trapézio.

O paciente pode  sentir uma dor compressora na cervical e a pressão sobre as vértebras afetadas pode ocasionar uma dor  que irradie até os membros superiores.

A partir dos resultados do exame físico, elegemos uma seleção de pontos locais para eliminar as dores da região, aliviar as contraturas e diminuir a rigidez e o formigamento nos membros superiores.

O estímulo destes pontos locais atua sobre as vértebras afetadas, reduzindo a pressão dos nervos e artérias, eliminando assim a  inflamação da região cervical. A aplicação de pontos locais é fundamental no tratamento da Cervicalgia com Acupuntura.

Se você sofre de Cervicalgia, procure um acupunturista qualificado e perceba que sua vida pode ser muito mais plena e feliz!

Cervicalgia tem tratamento!

cervicalgia 1