A Folha e o Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca promoveram ontem, dia 5 de Agosto, a pré-estreia de um dos documentários mais aguardados por mães e pais defensores do parto natural “O Renascimento do Parto”, que retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência.
Após a exibição do filme, houve debate com o diretor Eduardo Chauvet, com a produtora Érica de Paula e as médicas Ana Caldas e Carla Andreucci, com mediação da colunista Cláudia Collucci.
O filme expõe as sérias conseqüências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Por meio dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, levando o espectador a uma reflexão acerca do novo paradigma do século 21 e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor” (ocitonina), liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.
O Documentário é sensacional e vale a pena ser visto. Todos nós passamos pela experiência do nascimento e grande parte de nós pretende se tornar pai ou mãe algum dia e o filme nos proporciona grandes reflexões sobre todo o processo da gestação, do nascimento, do rumo que a nossa sociedade tomou ao longo dos anos e para onde ela está caminhando.
O Renascimento do Parto estreia dia 09 de agosto nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Na semana seguinte, o filme entra em cartaz nos cinemas de outras capitais brasileiras, e, em setembro, participa do 6° Los Angeles Brazilian Film Festival. O longa contou com a pesquisa, roteiro e produção de Érica de Paula, que é formada em psicologia pela Universidade de Brasília, tem formação em Medicina Tradicional Chinesa, é professora de acupuntura aplicada à ginecologia e doula, profissional que acompanha o perinatal dando apoio emocional e físico à mulher em trabalho de parto.
O Documentário conseguiu arrecadar R$ 142.351,00 por meio de crowdfunding e assim viabilizar o lançamento do documentário nos cinemas. O filme entrará em cartaz em cerca de 20 cidades, ainda no mês de agosto.
Eduardo Chauvet é bacharel em Comunicação com especialização em produção audiovisual pela Temple University, Philadelphia, EUA e MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Nos Estados Unidos, produziu e dirigiu vídeos para a Temple University e trabalhou no longa-metragem Edge City. Atuou como Diretor de Imagens na TV Globo Brasília; Co-diretor e montador do curta-metragem Carpe Circus, selecionado para vários festivais; Diretor Responsável da série de 52 episódios “O Caminho do Anhanguera – A Inédita História do Brasil Central.” É Diretor e Apresentador do Programa Alternativo no SBT Brasília há 13 anos e, durante 10 anos, também nas Rádios Transamérica, Nova Brasil FM e Rádio Executiva FM.
Ana Paula Caldas Machado é pediatra e neonatologista com graduação e residência pela UNICAMP, onde atuou até 2009 como médica assistente, e coordenadora do grupo Samaúma Campinas Ativista, que trabalha pela humanização do parto desde 2001. Docente em cursos de humanização do atendimento ao recém-nascido e reanimação neonatal pelo GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa), Ana Paula atua também na assistência ao recém-nascido, em partos domiciliares.
Carla Andreucci Polido é mestre em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, com doutorado em Ciências da Saúde em andamento junto à mesma instituição. É professora assistente do Departamento de Medicina da UFSCar, médica pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, com residência em Ginecologia e Obstetrícia, e especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), além de capacitada em Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia (ALSO), pela Academia Americana de Médicos da Família.
A PRODUTORA
A MasterBrasil Filmes atua no mercado há 13 anos. Uma empresa de produção audiovisual especializada em documentários, vídeos institucionais, programas e séries para TV e Web. Possuímos um acervo com mais de 2.000 vídeos para o desenvolvimento de planejamento estratégico digital dos nossos clientes em redes sociais plataformas digitais. Responsável pela produção do Programa Alternativo veiculado há 13 anos no SBT Brasília. Responsável pela produção da série “O Caminho do Anhanguera – A Inédita História do Brasil Central”, com 52 episódios. Responsável pela produção do documentário em longa-metragem “O Renascimento do Parto – O Filme”, entre tantos outros produtos.
SINOPSE
O Renascimento do Parto retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias consequências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras.
FICHA TÉCNICA
Brasil, 2013, 90min, doc/cor
Direção: Eduardo Chauvet
Roteiro: Érica de Paula
Produção: Érica de Paula
Produção Executiva: Eduardo Chauvet
Montagem: Eduardo Chauvet
Direção de Fotografia: Rafael Morbeck
Trilha Sonora Original: Charles Tôrres e Marcello Dalla
Edição de Som: Vagner Oliveira
CONFIRA O TRAILER ABAIXO:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=3B33_hNha_8?feature=player_embedded]
Fonte:
Trackbacks / Pingbacks