A astrologia chinesa tem uma estreita relação com a filosofia chinesa – teoria das três harmonias – céu, terra e água – e usa os princípios do yin e yang e conceitos que não são encontrados na astrologia ocidental.
Uma vez que o ciclo de 12 animais do zodíaco é divisível por dois, cada signo do zodíaco só pode ocorrer tanto Yin ou Yang: o dragão é sempre yang, a cobra é sempre yin.
O Xing Wu também é conhecido como os 5 Elementos , 5 fases , 5 agentes , 5 movimentos , 5 processos. É um esquema conceitual chinês usado para explicar uma ampla gama de fenômenos, desde os ciclos cósmicos a interação entre os órgãos internos do corpo humano.
Os cinco planetas clássicos estão associados com o Wu Xing :
1. Venus – Metal (Tigre Branco)
2. Júpiter – Madeira (Azure Dragon)
3. Mercúrio – Água (Tartaruga Negra)
4. Marte – Fogo (Pássaro Vermilion)
5. Saturno –Terra (Dragão Amarelo)

O sistema do ciclo de 12 anos de signos com animais foi construído a partir de observações da órbita de Júpiter ao redor do Sol. Os astrônomos chineses dividiram o círculo celeste em 12 seções, e arredondaram para 12 anos. Júpiter está associado com a constelação Sheti ou Boötes
Boötes é uma constelação no céu do norte. O nome vem do grego Bootes , ou seja, pastor ou lavrador relacionado com o latim bovis , “vaca”. Boötes é o lar de muitas outras estrelas brilhantes, incluindo oito acima da magnitude quarto e um adicional de 21 acima da quinta magnitude, fazendo um total de 29 estrelas facilmente visíveis a olho nu.
Na antiga Babilônia as estrelas do Boötes eram conhecidas como SHU.PA descritas como o deus Enlil, líder do panteão babilônico e patrono especial dos agricultores.
O “mito” sobre a origem das festividades do “novo ano” para os chineses se deu a partir da vitória ao combate a um ser estranho chamado Nian.
Nian o monstro vivia no mar ou nas montanhas e surgia para comer animais, culturas, e até mesmo humanos, especialmente as crianças.
Para se proteger todos os anos da mesma época, os aldeões colocavam comida na frente de suas portas no início de cada ano. Acreditaram que se o Nian estivesse satisfeito com a oferta de alimento ele não atacaria mais ninguém. Mas um fato que deixou os habitantes mais confiantes sobre a vitória contra o monstro Nian foi ao descobrir que ele ficou muito assustado ao se deparar com uma criança vestida de vermelho e fugiu. Os moradores então entenderam que o Nian tinha medo da cor vermelha.
Qualquer coincidência com a estória de chapeuzinho vermelho é mera semelhança. Criança com capa vermelha – Lobo faminto – Avó (passado) é devorada e o medo (lobo) a substitui na cama para comer a criança (futuro)… faz algum sentido pra você?
Assim, toda vez que o Ano Novo (ou um novo ciclo) nascia os aldeões chineses penduravam lanternas vermelhas nas janelas e portas e faziam muito barulho utilizando fogos de artifício o que contribuiu por anos para espantar o velho Nian que não voltou mais a vila…
Fonte:
http://bloglaurabotelho.blogspot.com.br/2013/01/2013-o-ano-da-serpente.html
Obrigado, seu blog é muito útil! Ele não apenas é informativo como estimulante!
Muito bom!
Obrigado, sempre aprendo alguma coisa aqui!
Parabéns, adorei o blog!
A todo momento eu gosto de aprender alguma coisa boa e nova, acesso o seu blog pela boa estrutura e coerência nas ideias.
Estou muito feliz de ter encontrado o seu blog. Tem tanta coisa legal aqui! Já estou seguindo o seu blog para que eu sempre possa ter acesso ao conteúdo!
Excelente artigo!