Varizes Fonte: Dr. Guilherme Jonas


Características das Varizes

As varizes são veias que tiveram uma dilatação e ficaram deformadas e tortuosas e podem causar dor e inchaço. Desenvolvem-se principalmente na região das pernas, pés e coxas. Já as varizes presentes no reto são comumente conhecidas como hemorroidas.

Se apresentam normalmente como filamentos azuis sinuosos e as microvarizes, aparecem como minúsculas ramificações avermelhadas. Aproximadamente 30% da população sofre com varizes.

Como surgem as Varizes

Para entendermos como as varizes surgem, é preciso entender como funciona nosso sistema circulatório. As artérias são responsáveis por levar sangue à todo o nosso corpo, sangue este que é bombeado pelo coração. Já as veias fazem o caminho inverso, levando este sangue de volta ao coração, mas desta vez não há a força de bombeamento do coração, dessa forma a pressão sanguínea neste trajeto será bem menor e como esse retorno vai contra a ação da gravidade ele precisará de ajuda e quem vai ajudar serão os músculos. No caso das pernas, os músculos da panturrilha principalmente.

Para evitar que o sangue volte para os pés por exemplo, as veias contam com a presença de válvulas e quando essas válvulas apresenta falhas, o sangue começa a ficar acumulado e provoca uma deformação contínua nas veias.

Fibras elásticas revestem a parede das veias dando-lhe a devida sustentação, mas quando o sangue começa a se acumular e se mantém acumulando, causando o constante estiramento dessas fibras, elas não conseguem retomar à sua forma original. É assim que as varizes são formadas, e são sobretudo, as veias superficiais são as que sofrem uma dilatação permanente.

As varizes podem causar sensação de peso, formigamento, queimação, dor, coceira e até mesmo palpitação no local afetado, assim como câimbras noturnas e podem estar associadas à coágulos sanguíneos ou a graves problemas circulatórios. Podem ser classificadas em pequeno, médio e grande calibre.

Tratamento das Varizes com a Homeopatia

A Homeopatia não cura varizes já formadas, mas ajuda a aliviar a dor e os sintomas. Em caso de dor e inchaço das pernas, poderá ser prescrito pelo homeopata 5 glóbulos de Vipera redi 5 CH, assim como 5 glóbulos de Arnica montana 9 CH duas vezes ao dia. Poderá ser associado ainda 5 glóbulos de Aesculus hippocastanum 5 CH três vezes ao dia, caso haja uma crise de hemorroidas presente.

É fundamental ressaltar que as homeopatias, medicamentos homeopáticos e compostos homeopáticos sempre devem ser prescritos por homeopata ou profissional habilitado, uma vez que as prescrições são individuais, não há fórmulas prontas e devem ser recomendadas levando em consideração aquele indivíduo específico e o momento no qual ele se encontra.

Associação de ferramentas terapêuticas

Além dos medicamentos homeopáticos, existem uma série de ferramentas terapêuticas que podem auxiliar na prevenção, tratamento e melhora dos sintomas das varizes, como por exemplo a fitoterapia, acupuntura, dietoterapia, exercícios, pomadas fitoterápicas, dentre outros. Dessa forma é muito interessante procurar profissional habilitado para que ele possa recomendar diferentes frentes terapêuticas que em conjunto podem proporcionar um resultado melhor e mais eficaz.

Quando consultar um médico
Em geral, é necessário consultar um médico quando traços visíveis de varizes aparecem, assim como os sintomas associados à elas. No início do problema, as veias afetadas são tensas e tangíveis, mas a coloração azul só se manifesta mais tarde. As gestantes são mais propensas a varizes e devem comunicar seu obstetra assim que percebem os primeiros sintomas.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Fonte:

http://www.guiadelahomeopatia.com/

https://www.infoescola.com/