A Aerocolia é uma doença do sistema digestório e com a homeopatia é possível aliviar significativamente esta condição.
//embedr.flickr.com/assets/client-code.js
a
a
A Aerocolia é uma desordem digestiva caracterizada por um acúmulo de gases no cólon. Este termo genérico é também usado para descrever as sensações de inflamação no estômago, intestino delgado ou intestino grosso. Geralmente, as pessoas ansiosas ou que estão passando por algum momento de dificuldade, estão mais propensas a Aerocolia. O consumo excessivo de goma de mascar, que produz uma forte secreção de saliva, também pode ser um gatilho. Outro fator importante, é uma dieta pobre em nutrientes e rica em carboidratos e gorduras, uma vez que pode causar a Colite Atônica que também é responsável pela Aerocolia.
a
Sintomas da Aerocolia
As pessoas que sofrem de Aerocolia têm a sensação de inchaço no aparelho digestório, geralmente acompanhada de emissões frequentes de gases. Isso acontece porque a Aerocolia nada mais é que o acúmulo de gases no cólon, devido à fermentação intestinal. A doença geralmente se manifesta por dor abdominal e dores de cabeça. Ao comprimir o diafragma, também pode ocorrer dores cardiovasculares e palpitações. Em alguns casos, a Aerocolia é um sintoma primário que pode ocultar outras desordens.
a
Tratamentos Homeopáticos para a Aerocolia
O tratamento Homeopático irá variar de acordo com o local de acúmulo dos gases e os sintomas associados.
a
a
Para aliviar o inchaço do estômago recomenda-se tomar 5 glóbulos de Carbo Vegetabilis 5 CH três vezes ao dia.
Se os sintomas forem acompanhados por sensações de pressão na “boca do estômago”, é preferível ingerir Carbo Vegetabilis 7 CH, 5 glóbulos, três vezes ao dia.
a
a
a
a
a
//embedr.flickr.com/assets/client-code.jsEm caso de dores no estômago, é aconselhável tomar 5 glóbulos de Nux vomica 5 CH após cada refeição.
a
a
a
a
//embedr.flickr.com/assets/client-code.jsa
Em indivíduos ansiosos que sofrem de flatulência acompanhada de “arrotos barulhentos”, recomenda-se Argentum Nitricum 9 CH, 5 glóbulos, três vezes ao dia.
a
a
a
a
a
//embedr.flickr.com/assets/client-code.jsNo entanto, se o arroto for fétido, recomenda-se tomar 5 glóbulos de Asa Foetida 5 CH, três vezes ao dia.
a
a
a
//embedr.flickr.com/assets/client-code.jsa
Se a Aerocolia for na parte inferior do abdômen e for acompanhada por flatulências, o tratamento Homeopático será utilizando Lycopodium 5 CH, 5 glóbulos, três vezes ao dia.
a
a
a
a
a
//embedr.flickr.com/assets/client-code.jsa
Caso haja dificuldade para emitir os gases, deve-se tomar 5 glóbulos de Raphanus 5 CH três vezes ao dia. Também será possível aliviar as flatulências intestinais, tomando 5 glóbulos de Raphanus 4 CH três vezes ao dia.
a
a
a
a
a
//embedr.flickr.com/assets/client-code.jsa
Para atenuar a lentidão gástrica e intestinal, recomenda-se tomar 5 glóbulos de Nux Moschata 4 CH, três vezes ao dia.
a
a
a
a
//embedr.flickr.com/assets/client-code.jsa
Caso o inchaço ocorra em todo o trato digestivo e for acompanhado por diarreia frequente e arrotos, então deve-se consumir 5 glóbulos de China Officinalis 5 CH a cada duas horas até que os sintomas desapareçam.
a
a
a
a
a
//embedr.flickr.com/assets/client-code.jsa
A Aerocolia causada pelo stress deve ser tratada com Ignatia 7 CH, a razão de 5 glóbulos antes de cada refeição. Este medicamento também pode ser utilizado em alta diluição (15 CH), tomando-se uma dose a cada 10 dias.
a
a
a
//embedr.flickr.com/assets/client-code.jsa
a
a
A Aerocolia também pode ocorrer durante a Menstruação. Neste caso, deve-se consumir Cocculus Indicus 5CH, três vezes ao dia.
a
a
a
a
a
a
a
Quando consultar um Médico Gastroenterologista
Em casos de inchaço e flatulências anormais, acompanhadas de dor que se manifesta de maneira inesperada e repetitiva deve-se procurar o Gastroenterologista. A presença de febre, emagrecimento rápido e anemia, também são sinais que indicam que é necessário consultar rapidamente o médico.
a
Tratamentos associados à Aerocolia
- Argentum Nutricum
- Asa Foetida
- Carbo Vegetabilis
- China Officinalis
- Cocculus Indicus
- Ignatia
- Lycopodium
- Nux Moschata
- Nux Vomica
- Raphanus
a
Patologias associadas
- Dispepsia
a
Obs: As informações acima são apenas de conteúdo informativo, consulte um profissional habilitado a trabalhar com Homeopatia para iniciar qualquer tipo de tratamento homeopático.
a
Fonte: