A Bamboo Massage pode ser utilizada para fins terapêuticos e estéticos, o que vai variar é a pressão e velocidade no momento da aplicação da técnica
Os chineses já utilizavam há milhares de anos na medicina tradicional chinesa, pedaços de bambu em forma de jarros e ventosas para conquistar e manter a saúde.
O bambu representa para os chineses, força, beleza, leveza e flexibilidade.
A massagem com bambus foi desenvolvida na França por um fisioterapeuta chamado Gill Amsallem em 2003 e foi difundida em vários países. No Brasil ela ficou mais conhecida nos anos de 2009 e 2010.
O que é:
Bamboo Massage, Massagem com bambu ou Bambuterapia é uma massagem que utiliza como instrumento principal bambus de diferentes tamanhos e diâmetros, que se adaptam às formas do corpo de quem recebe a massagem, se tornando prolongamentos das mãos do massoterapeuta. Os bambus permitem alcançar uma parte maior do corpo ao mesmo tempo e com a mesma pressão e intensidade, proporcionando novas sensações para quem recebe a massagem.
Com o corpo do bambu o massoterapeuta trabalha as diversas partes do corpo do paciente e com as pontas, consegue trabalhar áreas reflexas das mãos, pés, face e contraturas musculares na região torácica.
É uma técnica muito eficiente, sendo utilizada tanto para reduzir medidas, quanto para relaxar.
Os bambus podem ser aquecidos ou utilizados em temperatura ambiente.
Finalidade:
A massagem com bambus pode ser utilizada para fins terapêuticos e estéticos, o que vai variar é a pressão e a velocidade no momento da aplicação da técnica.
Quando aplicada com pouca pressão, superficialmente e em direção centrípeta, ou seja, em direção ao centro, partindo das extremidades em direção ao tórax, tem a função de drenar a linfa acumulada no meio extra celular e direcioná-la ao interior dos capilares linfáticos, atuando como uma drenagem linfática bastante eficaz.
Quando aplicada com mais pressão e um pouco mais rapidamente, respeitando a direção das fibras e dos grupos musculares, desfazendo contraturas, eliminando o ácido linfático e relaxando as fibras musculares, atua como uma massagem extremamente relaxante e revigorante.
Se aplicada com maior pressão e velocidade, será uma massagem modeladora, onde o massoterapeuta buscará os focos de acúmulo de gordura e irá trabalha-los com o intuito de modelar o corpo do seu paciente.
Vale ressaltar que a massagem não é capaz de quebrar a gordura e eliminá-la, apenas modela um pouco mais o corpo, auxilia na eliminação das toxinas e favorece a circulação sanguínea como todas as outras massagens.
O ideal é a sinergia da bamboo massage modeladora com um gel específico que diminui a temperatura corporal local, pois como o corpo visa manter a homeostase (equilíbrio), precisará aquecer aquela região e aí sim, o próprio corpo utilizará gradualmente a gordura para aquecê-lo, dessa forma, há diminuição na gordura local e com o auxílio da massagem modeladora, o corpo obterá uma forma desenhada mais rapidamente. Os resultados para o que chamamos de celulite, flacidez e gordura localizada são excelentes.
É importante ressaltar também que nenhuma massagem substitui uma alimentação balanceada ou faz milagres, elas são fatores que irão colaborar para que o paciente possa obter um corpo mais modelado.
Para o correto deslizamento do bambu e para que não haja atrito prejudicial à pele do paciente, é uma massagem que requer um pouco mais de óleo.
Os massoterapeutas que também são formados em aromaterapia, podem realizar sinergias entre os óleos de massagem e óleos essenciais específicos para cada paciente e seu estado naquele dia (para saber mais sobre aromaterapia acesse:
http://institutoalmaconsciente.wordpress.com/category/menu/aromaterapia-terapias/
Por isso, é fundamental que antes de qualquer terapia, seja feita uma anamnese (avaliação) para que o terapeuta possa ter certeza de qual técnica é de fato adequada a cada paciente e qual a melhor maneira de conduzi-la.
Os benefícios são os mesmos das massagens em geral.
Quando o bambu está aquecido, os músculos de relaxam em um nível mais profundo.
Como o massoterapeuta utiliza os bambus, poupa suas mãos, pulsos, braços e ombros, gerando menos estresse ás articulações e menor desgaste ao longo do tempo.
Contra indicações:
Apresenta as mesmas contraindicações que as massagens convencionais como câncer, diabetes não controlada, problemas de pele (no local), trombose, retorno venoso deficitário e gestantes até o 3º mês (depois do 3º só com autorização médica e não é aplicada na região da barriga).
Por isso, mais uma vez há a importância de fazer a ficha de anamnese bem feita e de escolher um profissional devidamente qualificado para aplicar a técnica.
Cuidados com o material:
O profissional que aplica a massagem, deve primeiramente ter um curso específico de massagem com bambus.
Além da formação especifica é necessário que o material utilizado seja de boa qualidade. Os bambus devem ser de superfície lisa, regular, dever ser lixados e preparados com fogo (um toque final para não deixar que fique algum resquício da raspagem e que possa ferir o paciente) antes de serem utilizados, devem ser higienizados antes e depois de cada massagem, precisam ser deixados um pouco ao sol de tempos em tempos e tem que haver cuidado no armazenamento dos bambus.
O óleo utilizado deve ser de boa qualidade e deve-se estar atento se é compatível com a pele do paciente; sempre fazer um pequeno teste antes da massagem quando é um novo paciente e verificar a quantidade de óleo, pois a bamboo massage requer um pouco mais de óleo que as outras massagens.
Muito cuidado com a qualidade dos óleos essenciais e principalmente no momento da escolha dos óleos para cada paciente.