*  Tradução Luciana S. Prado
artrose (1)

A artrose, também conhecida como Osteoartrite, é a condição articular que encontramos com maior frequência, devido ao processo de envelhecimento articular. Ainda que a causa da artrose não seja, todavia completamente conhecida, existe uma relação evidente entre seu processo, o envelhecimento e os hábitos de vida. Outro fator que pode levar ao desenvolvimento da artrose é o sobrepeso que aumenta o risco de lesão na coluna vertebral e nas articulações dos membros inferiores.

artrose

As fraturas e outras lesões podem causas artroses mais adiante no curso da vida. Certas posições repetitivas, como ajoelhar-se ou ficar de cócoras, colocam em risco as articulações, assim como certos esportes que implicam no impacto direto sobre certas articulações como o futebol, basquete e etc.  A degeneração progressiva da cartilagem deixa a articulação sem proteção, ocasionando a fricção dos ossos entre eles, o que produz inflamação e dor. Esta inflamação se instala e progressivamente alcança os tecidos vizinhos à articulação. A longo prazo, a degeneração e a inflamação das articulações  leva a limitação progressiva dos movimentos, deixando o paciente incapacitado em muitas tarefas da vida cotidiana.

Dor e rigidez nas articulações são os sintomas mais frequentes. A dor tende a aumentar quando o paciente realiza esforço ou utiliza sua articulação, e se agrava ainda mais a noite, provocando insônia. A dor costuma vir mais severa com o tempo até chegar a um grau insuportável. Parte dos pacientes acordam pela manha com a rigidez matinal nas articulações, que permanece durante um certo tempo e desaparece ao movimentar-se.

O papel da acupuntura:

Acupuntura OrientalO primeiro ponto importante é a ação analgésica e anti-inflamatória da acupuntura. O que quer dizer que desde a primeira sessão, o paciente percebe evidente diminuição da dor.

Assim como os medicamentos anti-inflamatórios, a acupuntura proporciona a redução e até mesmo o controle da dor, mas com uma vantagem que é a ausência de efeitos colaterais. No caso da artrose leve, de evolução recente, a acupuntura pode evitar a medicação para controlar a dor e quando não é possível, poderá resolver a dor com um analgésico rápido e simples como o paracetamol, porque a acupuntura se encarrega de reduzir a maior parte da dor.

No caso de uma artrose severa, quando o paciente já está submetido a medicação anti-inflamatória importante, o papel da acupuntura é o de concorrer no processo anti-inflamatório de maneira que se possa alcançar a redução da dose farmacológica com o objetivo de que o paciente possa chegar a controlar a dor com analgésicos rápidos.

A acupuntura atua como miorelaxante, restituindo não só a função do músculo, como também restabelecendo os movimentos normais da articulação. A terceira ação decisiva da acupuntura é a potente ação ansiolítica. A dor quando é severa ou de longa evolução, tem um forte potencial ansiogênico, acrescentando a esta enfermidade já debilitante por si só, uma carga adicional.

A ansiedade influencia sobre a dor, o sono e debilita o estado geral aumentando uma tendência a aceleração e agravamento do quadro. O tratamento da artrose com a acupuntura compreende um componente ansiolítico importante que permite melhorar o sono.

Fonte:

Dr. Federico Marmori
Clínicas Guang An Men
Escuela Superior de Medicina Tradicional China