Porque usar Sabonete Artesanal Natural

Sabonetes Artesanais

Os sabonetes artesanais naturais possuem diferenças significativas quando os comparamos aos sabonetes industriais, que são aqueles encontrados nos supermercados, farmácias e lojas de cosméticos.

A produção de um sabonete artesanal natural começa com a escolha de cada um dos componentes que fará parte dele. Esses ingredientes serão óleos vegetais puríssimos e de primeira qualidade, manteigas vegetais, óleos essenciais, plantas… que serão escolhidos e combinados de acordo com a experiência de quem os fabrica e com a finalidade terapêutica daquele sabonete.

Sim, sabonete não serve só para lavar e retirar a sujeira, os sabonetes podem proporcionar banhos verdadeiramente terapêuticos, profundos e deliciosos.

Depois de escolhidos cuidadosamente cada um dos ingredientes, acontecerá a alquimia, a incrível transformação dos óleos em sabonete. Essa transformação acontece por meio de uma reação química entre o hidróxido de sódio (soda cáustica), água e os óleos.

Sim, todo sabonete precisa de soda para existir. Não é possível transformar óleo em sabonete sem a soda, mas não há o que se preocupar, porque quando misturados em uma temperatura correta e seguindo todos os passos impecavelmente, ocorrerá a saponificação, que nada mais é do que a formação do sabonete natural. Além disso, é preciso esperar o que chamamos de tempo de cura, que é o tempo em que qualquer resquício de soda irá evaporar e após esse tempo, não haverá mais soda no sabonete, apenas sabonete. O que não apresenta nenhum risco para a saúde das pessoas, pelo contrário, os sabonetes naturais são hipoalergênicos.

BENEFÍCIOS DOS SABONETES ARTESANAIS

Sabonetes Artesanais

Os sabonetes artesanais naturais, possuem a capacidade de limpar sem remover a hidratação natural da pele e são excelentes inclusive para tratar problemas dermatológicos, como psoríase, queimaduras, dermatites e alergias a sulfatos, uma vez que além de não agredirem a pele, ajuda a hidratá-la.

Essa capacidade de hidratação e proteção da pele, vem da abundância de glicerina presente nos sabonetes artesanais naturais. Infelizmente os sabonetes comercializados pela indústria cosmética, mesmo aqueles glicerinados que encontramos em supermercados, não possuem glicerina em sua fórmula ou ela está presente em pouquíssima quantidade. Durante a fabricação dos sabonetes industriais, ocorre a retirada de toda ou grande parte da glicerina, que é então utilizada para  para outros fins. É por essa razão que temos a sensação de pele “rachada” ou seca após o banho.

As propagandas dos sabonetes industriais mostram modelos lindíssimas em banheiras espumosas, mas quando saímos do banho nossa pele está com a aparência de 20 anos a mais.

Você já observou que após algum tempo, os sabonetes industriais ressecam e racham na sua saboneteira? Pois é, isso não acontece com os sabonetes artesanais e naturais, que são mais cremosos, pois toda a glicerina obtida durante o processo de saponificação é mantida, o que proporciona um resultado incomparável.

Além disso, o que muitas pessoas esquecem é que a pele é o maior e mais extenso órgão do nosso corpo, portanto cuidar dela, vai além da questão estética, é uma questão de saúde. É importante ressaltar também a capacidade de absorção da pele. A pele absorve aquilo que colocamos nela. No caso dos sabonetes industriais, há a presença de uma série de conservantes, corantes e produtos químicos maléficos para a saúde, por isso, é uma questão de saúde cuidarmos do que será absorvido através dela.

ÓLEOS ESSENCIAIS

Sabonetes Artesanais

Os sabonetes artesanais naturais, além de possuírem óleos vegetais, podem receber um toque especial e delicioso de Óleos Essenciais, o que os tornam ainda mais terapêuticos e agradáveis. Os Óleos Essenciais proporcionam um aroma suave, com diversas nuances, que durante o uso do seu sabonete, podem sobressair ou dar lugar as outras notas mais baixas.

Os óleos essenciais são extraídos das plantas, são a essência delas em forma líquida e possuem diversas formas de extração. Por conterem uma alta concentração do princípio ativo das plantas, além de aromatizar, atuam terapeuticamente tanto na pele e cabelos quanto no sistema límbico (responsável pelas emoções, memória e aprendizado) através do olfato e da absorção pela pele.

Diversos estudos comprovam a influência dos Óleos Essenciais no campo emocional, proporcionando bem-estar, elevação da autoestima, alívio de tensões nervosas, dentre outros. Essas sensações podem ser notadas com o uso contínuo de produtos naturais que contenham os óleos essenciais e também os extratos vegetais das plantas.

Vale lembrar que os óleos essenciais possuem moléculas extremamente voláteis. Isso significa que ele evapora com facilidade (principalmente porque não há uso de quaisquer fixadores sintéticos). Portanto, use o seu sabonete natural enquanto eles estão latentes, não guarde, não demore para usar, aproveite todos os benefícios que esses óleos essenciais, aliados aos óleos vegetais e manteigas vegetais podem proporcionar durante o banho.

MEIO AMBIENTE

Sabonetes Artesanais

Além de todos os benefícios que citamos anteriormente, os sabonetes artesanais naturais não poluem o meio ambiente. Eles são “vivos”, estão completamente integrados ao que chamamos de cosmética/beleza verde. Sua espuma é amiga da natureza porque é naturalmente biodegradável. Não causa qualquer efeito danoso a vida marinha e, é altamente recomendável para ser usado no seu pet ou em crianças e idosos (observe e consulte as linhas específicas com os óleos essenciais indicados).

É bom pra você , para quem você ama e é bom para a natureza também.

PORQUE USAR SABONETES ARTESANAIS NATURAIS

Sabonetes Artesanais

Depois de tantas informações fica mais fácil responder a nossa pergunta, não é?

Usar sabonetes artesanais naturais é uma escolha consciente, que permite cuidar de cada pedacinho do nosso corpo e da nossa alma, de cuidar de quem a gente ama, de usar produtos de excelente qualidade sem prejudicar o meio ambiente, de optar por produtos que foram feitos por pessoas que amam o que fazem e que pensam no bem estar e na saúde das outras pessoas.

Liberte-se de marcas que impõem padrões muitas vezes inalcançáveis, com produtos que envenenam seu corpo pouco a pouco e se presenteie com um tratamento mais verdadeiro, que não muda quem você é, mas ressalta suas qualidades. Integre-se novamente com você mesmo e com a natureza e reencontre-se com o melhor que você pode ser!

 

 

Fontes

Fefa Pimenta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s