O princípio da Semelhança

SimiliaA medicina homeopática é baseada principalmente na teoria da semelhança, anunciada pela primeira vez por Hipócrates na frase “similia similibilus curantur”. Para o pai da medicina, não havia dúvida de que, somente o semelhante cura o semelhante, e se inspirou neste axioma para estabelecer a base da homeopatia. Este princípio estabelece que uma doença deve ser tratada por uma substância que tenha a capacidade de reproduzir em uma pessoa saudável sintomas semelhantes aos produzidos por esta mesma doença em uma pessoa doente.

Para corroborar sua teoria e assegurar a eficácia do seu método terapêutico, Hahnemann conduziu por muitos anos, diversas experiências em indivíduos saudáveis. Tendo observado os efeitos causados por diferentes substâncias, o médico alemão pode então determinar com certeza que os medicamentos homeopáticos foram capazes de curar uma série de doenças.

Em suma, o princípio da semelhança lembra muito à vacinação, uma vez que em ambos os casos, inocula-se em um indivíduo uma substância que lhe permitirá lutar contra a doença e desenvolver uma imunidade para curar.

Graças a medicamentos homeopáticos, o organismo desenvolve sua imunidade naturalmente, permitindo-lhe curar a si mesmo, sem ter que recorrer a tratamentos alopáticos. No entanto, para evitar qualquer perigo é importante garantir que estes medicamentos homeopáticos não sejam tóxicos e que as doses administradas sejam pequenas.

Fonte:

Guia de la Homeopatia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *