Nascimento da Homeopatia

Homeopatia

Nascido na Saxônia, Samuel Hahnemann era fascinado desde criança pela medicina e pesquisa científica. Após obter seu diploma em 1779, o jovem alemão exerceu a medicina por aproximadamente dez anos até abandoná-la em 1790, decepcionado com a ineficiência alarmante dos tratamentos administrados naquela época aos pacientes.

Para poder manter financeiramente sua família, Hahnemann decide traduzir obras e tratados médicos. Pouco tempo depois,  ele traduz um tratado elaborado pelo médico escocês William Cullen que aborda principalmente as substâncias curativas e remédios recomendados naquela época. Em pouco tempo Hahnemann percebeu que as teorias médicas de Cullen na quina eram radicalmente opostas às deles, o que o levou a realizar uma série de experimentos para estabelecer os efeitos reais desta substância.

Depois destas experiências, Hahnemann descobriu com surpresa que a casca da Quina  tem a particularidade única de reproduzir em pessoas saudáveis, sintomas idênticos aos produzidos pela febre intermitente. Após essa descoberta, o médico alemão decidiu continuar suas experiências em indivíduos saudáveis para observar os efeitos de uma infinidade de substâncias diferentes em seus corpos. Graças ao princípio de semelhança, Hahnemann elaborou um novo método de medicina muito mais suave e claramente menos agressiva ao corpo humano, dando origem a Homeopatia.

Fonte:

Guia de la Homeopatia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s