O que é Homeopatia – Princípios Básicos

Hahnemann

Criado pelo Dr. Hahnemann no século XVIII, a homeopatia é um método terapêutico que utiliza a administração de doses infinitesimais de remédios totalmente naturais. Nada agressiva para o corpo, esta forma de medicina pode então tratar uma infinidade de doenças. Mas, para entender melhor o que é a homeopatia, é importante explicar os princípios fundamentais nos quais ela é baseada.

Difundida no mundo inteiro, este tipo de terapia hoje é um dos métodos de tratamento mais conhecidos e buscados.  A homeopatia atua e trata tanto o corpo como o espírito, e é muito menos agressiva ao corpo do que a maioria dos tratamentos alopáticos.

Etimologicamente, o termo “homeopatia” é derivado das palavras gregas “homoios” e “pathos” que significa, respectivamente “semelhante” e ” doença “.

O princípio fundamental deste método terapêutico baseia-se na teoria de que uma doença pode ser tratada com pequenas doses de substâncias que têm a capacidade de reproduzir no corpo sintomas semelhantes aos para provocados por esta doença.

Os medicamentos homeopáticos são produzidos a partir de substâncias vegetais, animais e minerais, caracterizadas pela sua capacidade de induzir em um indivíduo saudável, sintomas semelhantes aos da doença a  ser tratada. Esta descoberta revolucionária é devido ao médico alemão Samuel Hahnemann, que, no final do século XVIII, destaca as propriedades únicas da casca da Quina – Quassia amara. Depois disso, Hahnemann se baseou nos princípios de semelhança e de diluição, a fim de desenvolver a base de uma abordagem terapêutica totalmente inovadora: a Homeopatia.

Fonte:

Guia de la Homeopatia

 

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s