Fraldas de Pano – Como Começar a Usar

Fralda de Pano

Quero usar fraldas de pano em meu bebê! Mas como começar?

A melhor maneira de começar a usar fraldas de pano é experimentar. E essa experiência varia de acordo com o seu bolso. Se você puder, existe a possibilidade de adquirir um kit com diferentes modelos para saber qual se adapta melhor ao seu bebê e a você.

Ou se não puder, escolha um modelo que você ache mais prático e experimente. Se não se adaptar, você pode tentar vender pela internet e existem ainda alguns sites que têm o programa Faça o Teste, nos quais você pode devolver as fraldas e receber créditos no loja ou até mesmo o dinheiro de volta, cada loja tem sua política de devolução.

Caso ainda não tenha feito o chá de fraldas ou de bebê, vale a pena colocar na lista as fraldas de pano modernas.

No meu caso, comprei 3 fraldas de tamanho único (aquelas ajustáveis com botões) e 4 absorventes para fazer a experiência. Amei as fraldas e comprei então mais 7 capas ajustáveis e 10 absorventes. Como lavo todos os dias, esse número de fraldas é suficiente para o meu filho.

Vale lembrar que cada bebê é único. Não precisa comprar a fralda mais conhecida e mais vendida do momento. As fraldas podem ser amadas por uns e odiadas por outros.

Às vezes você pode acertar de primeira, outras vezes, é preciso tentar outro modelo. É uma escolha muito pessoal. Você precisa experimentar algumas fraldas em seu bebê e identificar o que VOCÊ prefere e o que fica bem em SEU filho.

No meu caso, comprei as chinesinhas mesmo. Adorei e recomendo! Comprei inclusive algumas que são à prova d’água, porque ele faz natação e assim não precisa usar as fraldas de piscina mais. Tem sido uma economia muito boa, sem falar na pele e na saúde do meu filhote.

Na hora de escolher os tipos de fraldas a serem pedidos, tanto individualmente quanto nos pacotes, é importante levar em consideração:

  • Não quer ter que ficar prendendo fraldas com alfinetes?

As fraldas modernas dispensam alfinetes, fitas crepe e fixadores! Apenas se você quiser usar fraldas tradicionais com capas ou calça plástica é que poderá usar os fixa fralda – práticos e seguros.

 

  • Não quer gastar muito dinheiro?

Experimente usar fraldas do tipo capa, onde somente o absorvente será trocado, a menos que a capa se suje. Como absorvente, você pode também utilizar fraldas tradicionais brancas.

Ou, ainda, pode usar as fraldinhas tradicionais à moda antiga, só que agora presas por fixa fraldas. Essas fraldas, junto com capas impermeáveis, evitam vazamentos e poucas capas são suficientes, já que quase sempre será preciso trocar só a fralda, reutilizando a capa (a menos que esta se suje).

 

  • Vai deixar o bebê com outras pessoas?

Pessoas que não têm o costume de trocar fraldas de pano se sentem mais confortáveis com os modelos com bolso, por serem mais parecidos com as descartáveis.

 

  • Seu bebê faz muito xixi?

Modelos com bolso permitem adicionar absorventes extras, aumentando a absorção, inclusive para noites inteiras sem vazamentos. Tudo vai depender do tipo de absorvente usado.

  • Não quer uma fralda com camada impermeável?

Fraldas de pano em geral permitem uma melhor circulação do ar, já que são usadas sem cremes contra assaduras, mas, ainda assim, algumas mães preferem fraldas sem a camada impermeável. São muito indicadas nos períodos mais quentes do ano. Para evitar vazamentos, cheque com maior frequência a fralda e tenha algumas capas ou outros modelos de fraldas para sair de casa.

  • O que faço com as fraldas às quais não nos adaptamos?

A comunidade usuária de fraldas de pano faz trocas e compras de fraldas usadas com muita naturalidade! Procure um grupo ou anuncie na internet. E antes de comprar, veja as possibilidades de devolução à loja.

  • De quantas fraldas vou precisar?

Essa é uma das perguntas mais feitas. Mas acontece que não há uma só resposta para ela. A quantidade de fraldas vai depender dos seguintes fatores:

     1 – Quantidade de trocas

           1 – Idade > influencia na quantidade de urina e de quantas vezes faz cocô.

           2 – Alimentação > influencia na textura do cocô  e na quantidade de vezes que faz cocô.

     2 – Frequência das lavagens

          1 – Se vai lavar 1 vez por dia, a cada 2 ou 3 dias.

          2 – Tempo de secagem

Escolhendo os modelos:

          1 – Qual o modelo mais eficiente?

Aquele que proporciona menos vazamentos

          2 – Quem fará as trocas?

Pessoas familiarizadas com fraldas de pano conseguem trocar quase qualquer modelo, mas pessoas que só têm costume com descartaveis podem ficar meio “perdidas” nas fraldas de pano tradicionais presas com o fixa fralda. As que se parecem mais com as descartáveis como as de botões ou velcro são mais indicadas nesse caso.

  • Quantia que se quer gastar

A partir dessas questões, vamos calcular…

Nos primeiros meses, um bebê precisa ser trocado, em média, 10 vezes por dia. Depois, o número cai para 5-7 trocas por dia.

Se as fraldas forem lavadas diariamente, recomenda-se ter o equivalente a um dia e meio de trocas. Se forem lavadas a cada 2 dias, serão dois dias e meio. Por exemplo, 16 fraldas para um bebê de 10 meses cuja mãe lava as fraldinhas a cada dois dias.

Nos locais onde as roupas levam mais tempo para secar, esse número deverá ser aumentado! Esses valores funcionam bem em casas onde consegue-se secar as fraldas durante uma noite, para já usar no dia seguinte as fraldas lavadas na noite anterior.

E, quando falamos “fraldas”, nesses cálculos, dependendo do modelo, serão, na verdade, 15 absorventes e 8 capas, por exemplo. Ou algumas capas com absorventes para usar em casa, algumas fraldas com bolso para sair, para ficar com a vovó, para usar na creche, na escola…

É possível minimizar os custos ou gastar à vontade, cada um faz as contas de acordo com suas possibilidades e necessidades, não existe uma receita ou uma calculadora de fraldas. Cada lar é de um jeito e você deve imaginar qual combinação de fraldas será melhor para o seu!

 

Fonte:

EccoMama

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s