Massagem para Gestantes

Conheça os benefícios e as massagens mais indicadas durante a gravidez

 ESPAÇO
Massagem para Gestantes

Os meses de gestação são uma experiência única e você pode e deve curtir cada momento. Mas se a barriguinha está começando a aparecer ou você já está com um barrigão, é provável que tenha sentido alguns desconfortos que são comuns durante a gravidez, como inchaço nas pernas, dores lombares e mal-estar matinal.

Para amenizar estes sintomas existem várias opções de massagem que são bem efetivas e, algumas delas, podem ser feitas em qualquer fase da gravidez.

Massagem para Gestantes

–  Drenagem linfática: é a favorita das futuras mamães, já que alivia os inchaços e ajuda a diminuir a retenção de líquidos. Pode ser feita durante os nove meses, mas tem algumas restrições para gestantes em algumas condições. Não é indicada para grávidas com hipertensão, insuficiência renal, trombose venosa profunda e infecções de pele.

– Haptonomia: uma técnica menos conhecida, mas excelente para que o pai entre em contato com a mamãe e o bebê a partir do seu toque. É ele quem faz a massagem na gestante, usando um óleo vegetal próprio para massagens. Os movimentos são suaves e sem apertar a barriga, e a técnica pode ser utilizada após o 6º mês de gestação.

–  Massagem relaxante: também pode ser feita durante toda a gestação e consiste em uma massagem leve e sem dor. Esta técnica ajuda a aliviar as dores na região lombar e diminui a ansiedade.

–  Massagem pélvica: é recomendada só depois do 8º mês e tem a principal finalidade de ajudar grávidas que optaram pelo parto normal. A massagem alonga os músculos pélvicos e melhora a flexibilidade do períneo. Esse processo facilita o parto normal, evita a episiotomia e auxilia o corpo a voltar ao normal mais rapidamente no pós parto.

– Shiatsu e Watsu: as técnicas chinesas de massagem ajudam a melhorar o sono e o humor e podem ser feitas a partir do 3º mês. O Shiatsu estimula as mesmas regiões do corpo estimuladas pela acupuntura, só que utilizando os polegares e a palma da mão. Já no watsu a grávida flutua sobre a água e, com a ajuda de um instrutor, relaxa e alonga a coluna.

– Reflexologia: Consiste na compressão de pontos reflexos localizados na planta dos pés proporcionando bem estar físico, mental e emocional e auxiliando no tratamento das dores lombares, inchaço, retenção de líquidos e demais sintomas associados à gestação.

Uma sessão de massagem por semana já é suficiente para trazer benefícios e bem-estar na vida da gestante, mas pode ser realizada quantas vezes for necessário. No entanto é recomendado evitar massagens na região abdominal principalmente nos três primeiros meses ou quando houver enjoos matinais ou vômitos.

É sempre importante que a gestante converse com o seu médico ou ginecologista e informe sobre o tipo de massagem que está fazendo ou pretende fazer durante a gestação.

 ESPAÇO

Mais sobre a técnica

Massagem para Gestantes

É bom fazer massagem em grávidas? A resposta é: sim! Mas é claro, sempre mais cuidado com as futuras mamães. A massagem para gestantes tem muitos efeitos bons: hormonais, psicológicos e fisiológicos. Dependendo do mês de gestação, a massagem pode ser feita deitada ou sentada. A maioria das gestantes sente dores nas pernas, na lombar e muitas reclamam de cansaço muscular devido à sobrecarga. A massagem para gestantes tem efeitos calmantes em todos os sentidos e serve como auxílio durante a gravidez. Em alguns hospitais, no dia do parto, as enfermeiras ensinam os futuros papais a fazer massagem na mulher para melhorar e aliviar as sintomas.

É claro que a gravidez é um período de alegria, esperando uma nova vida chegar ao mundo. Mas também é um período em que a necessidade de descanso aumenta. A maioria das mulheres começa a sentir as mudanças no corpo, gerando certas dores, depois do quarto mês de gravidez. Depois disto, quando o peso também aumenta, cerca de 85% das mulheres sentem dores na região lombar. Também é frequente sentir certas dores nas pernas, principalmente nos adutores e nas coxas. Muitas gestantes reclamam ainda de dores nas panturrilhas devido a problemas de circulação do sangue.

Fazer exercício, treinar e manter a forma ajudam, com certeza. Há várias academias especializadas em gestantes. É bom andar, nadar ou até fazer musculação ou ginástica. Um outro complemento para as gestantes é a massagem. A massagem para gestantes pode começar depois da décima terceira semana de gravidez seguir até os últimos dias antes do parto. É possível fazer antes da décima terceira semana também, mas como é um período de maiores riscos, é melhor ter autorização de um médico especialista. Na verdade, sempre é bom ter esta autorização, para evitar eventuais complicações. A massagem para gestantes traz bem estar e relaxamento muscular, devido a vários fatores. Um deles é a liberação do hormônio ocitocina, que diminui o estresse e a angústia antes e durante o parto e, tudo indica, diminui as complicações pós parto também.

 ESPAÇO

O que acontece durante a gravidez?

Massagem para Gestantes

  • O ponto de equilíbrio cai mais para frente, o que pode sobrecarregar certos músculos e articulações, especialmente na parte inferior do corpo.
  • A lordose aumenta e a lombar perde um pouco de força.
  • Os músculos do bumbum e das coxas mudam.
  • Os seios aumentam, sobrecarregando a musculatura no pescoço e no ombro.

 ESPAÇO

Numa pesquisa em Touch Reasearch, na Flórida, provou-se que:

  • A massagem deixa menos hormônios de estresse.
  • A massagem diminui complicações durante o parto.
  • A massagem reduz o parto precoce.

  ESPAÇO
Massagem para Gestantes

ESPAÇO

 ESPAÇO

Fonte:

Danone Baby

Clinica de Massagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s