Aspen

Os indivíduos que necessitam de Aspen sofrem por terem uma forte ansiedade inconsciente que inunda suas mentes com pensamentos e imagens que eles têm dificuldade de entender ou identificar. Desta tensão mental tem origem os maus-presságios e os medos do desconhecido, de fantasmas, de espíritos, medos de crendices, etc.

 

Populus_tremula

 

Nome popular: choupo-tremedor ou choupo

Nome Científico: Populus tremula

Coloração: verde e cinza (prateado)

Floração: Março a Abril

Grupo: Dezenove complementares

Grupo Emocional: Medo

Preparação da essência: método de fervura

Virtude: Coragem e Recuperar a confiança em si mesmo

Personalidade Aspen: Medo do desconhecido

Florais de Minas:  Passiflora (Passiflora edulis / Maracujá).

 

populus tremula

Tenho um pressentimento de que algo terrível vai ocorrer. Algo terrível vai bater à minha porta. A noite eu acordo apavorado. Algo me acomete de repente nos lugares mais estranhos e improváveis. Estou conversando com meus amigos em uma festa e de repente um medo pavoroso toma conta de mim. Eu não consigo definir o que se passa comigo. Sofro de calafrios, de suores noturnos. A consciência de minha mortalidade me invade diante da enormidade do universo como se eu fosse uma partícula de pó. É tão estranho o que eu sinto que não ouso discutir o assunto com ninguém.

Os indivíduos que necessitam de Aspen sofrem por terem uma forte ansiedade inconsciente que inunda suas mentes com pensamentos e imagens que eles tem dificuldade de entender ou identificar. Desta tensão mental tem origem os maus-presságios e os medos do desconhecido, de fantasmas, de espíritos, medos de crendices, etc.

São pessoas altamente influenciáveis e com pouca confiança em si. Ficam apreensivos com a possibilidade de ocorrerem fenômenos paranormais, com a opinião de “bruxos” sobre o futuro, etc. A maior parte tem histórias incríveis de fenômenos paranormais ou esotéricos que presenciaram. Sentem-se profundamente atraídas por ocultismo, esoterismo e paranormalidade . Algumas, inclusive, tornam-se estudiosos destes temas.

Podem ocorrer ataques súbitos de ansiedade ou grande apreensão porque imaginam que algum mal iminente está para acontecer ou porque sentem medo de serem perseguidos ou castigados. Na maioria das vezes o medo está relacionado a ideias de morte ou religião. A pessoa pode descrever este medo como um “medo de dar calafrios” ou como um “terror de suar frio”. Durante o sono é comum acontecer pesadelos.

Muitos dos que necessitam de Aspen tem dificuldade em falar de seus medos com receio de serem considerados ridículos. Eles sabem que não conseguirão explicar o porquê destes medos.

A essência Aspen ajuda-os a desenvolver os conceitos de determinação, coragem e fé tão necessários para superar este problema. Estas qualidades permitem que a pessoa confronte seus medos e derrote-os. Pois aonde o medo chega, se a fé o recebe, ele desaparece.
Os-Medos-das-Criancas

O medo Aspen se diferencia do medo Mimulus, que é um medo de origem conhecida: medo de elevador, de acidente, de ser mordido por um cachorro, etc. No medo Aspen a origem é desconhecida: medo de maus-presságios, apreensões sem motivos, medo que um fantasma venha roubar seu corpo, etc.

As pessoas que necessitam deste remédio padecem de medos vagos e indefiníveis. Submergem-se tanto nos seus temores que podem chegar a convertê-los numa paranoia, transformando as suas vidas num autêntico inferno. Os temores relacionados com o Aspen são especialmente terríveis, porque não podem ser especificados. O medo pode ser tão poderoso, que o corpo começa a tremer. Já os medos de Mimulus têm uma causa real.

Alguns autores consideram que o estado Aspen deve-se a um sobredimensionamento do corpo astral em detrimento de outras estruturas sutis ou à falta de um bom mecanismo de isolamento entre o astral e a consciência da realidade. Pode ser entendido como consequência de uma influência sutil que o indivíduo pode sentir mas não classificar, portanto, esta percepção cria um medo vago e indefinível. É preciso levar em conta que as pessoas num estado Aspen, são extremamente sensíveis e que, ainda que seus medos tenham muitas coisas provenientes da imaginação, as suas percepções estão baseadas em influências reais, precedentes de um plano sutil, e que por isso, talvez não sejam totalmente conscientes.

Aspen é útil em pesadelos e sonhos inquietantes. Se estes medos chegarem a quadros de pânico, deve-se uni-lo a Rock Rose.

Fisicamente, existem uma série de sintomas que podem acompanhar este estado emocional: estados repentinos de suor, tremores e pele eriçada, pesadelos e insônia. Também podem aparecer ataques repentinos de pânico, sem nenhum motivo aparente. Os sintomas podem incluir dores de cabeça, olhos cansados, olhar assombrado, sudorese, tremores, desmaios repentinos, arrepios, o falar durante o sono, sonambulismo, cansaço e irritação.

Indicação de Aspen:

medo2

  • Pessoas que temem falar dos seus medos;
  • Dificuldade para levar uma vida normal;
  • Medo de ser mal interpretado ou ser tomado como louco;
  • Medo de dormir por causa do que pode acontecer durante o sono;
  • Medo de sonhar.

 Frases típicas de Aspen:

  • Tenho medo de tudo o que não posso tocar diretamente com as minhas mãos;
  • Sofro medos irracionais. No passado tinha medo dos demônios e de espíritos;
  • À noite, na cama, muitas vezes sinto um aperto no peito e tenho medos terríveis de algo que não sei o que é;
  • Estou constantemente assustado e tenho ataques de pânico recorrente à noite;
  • Quando estou só, sinto um temor terrível que é completamente irracional;
  • Tenho medo da escuridão. Sobretudo no bosque, a escuridão parece-me aterradora;
  • Tenho medo do futuro;
  • Tenho medo de ser violada;
  • Às vezes tenho a sensação aterradora de que alguém está atrás de mim.

Sentimentos positivos que vêm à tona com o uso da essência:

Acalma o medo vago e inexplicável e ajuda a pessoa a enfrentar o mundo real com mais confiança. Ajuda a recuperar a confiança em si mesmo, à medida que os temores e receios perdem terreno. 

Caminho do meio do Aspen:

O desenvolvimento do Amor nos traz a compreensão da Unidade, da verdade de que cada um de nós e todos nós somos parte da Única Grande Criação.  A causa de todos os nossos problemas é o ego e a separação, e esta desaparece assim que o Amor e o conhecimento da grande Unidade se tornam parte de nossas naturezas.

A planta

golden_populus_tremula_indian_summer

É uma espécie de árvore do gênero Populus, pertencente à família Salicaceae. É nativa das regiões frias e temperadas da Europa e Ásia, também pode ser encontrada ao nordeste da África, mais especificamente na Argélia.

É uma árvore caducifólia de médio porte que cresce entre 10–25 m de altura, com tronco de até 1 m de diâmetro.

O choupo-tremedor recebe este nome pelo movimento tilintante das suas folhas, quando são abanadas pelo vento.

Geral

Nasce em solos pobres e úmidos de florestas. É uma espécie pioneira e sua tendência a se agarrar gera pequenas moitas.

Grã-Bretanha

É encontrada em toda a Grã-Bretanha, especialmente no norte e oeste.

 

Caso clínico

Menina, 10 anos, começou a ter medo do E. T. de Varginha aparecer enquanto dormia e aproveitar este momento para levá-la embora para o mundo dele. Era uma criança insegura que estava sempre perguntando para a mãe o que fazer. Foi prescrito Aspen e Cerato (para a falta de confiança no seu julgamento). Com três meses de uso da fórmula acabou o medo e ela se mostrava mais segura. Este fato foi comentado, inclusive, pelas suas professoras na reunião com os pais.

Jornada do Herói

Herói

Um floral representativo da jornada do herói, aquele que sai pelo mundo, passando por obstáculos e perigos em busca do resgate de sua própria alma. Para resgatá-la precisará munir-se de coragem e audácia. Deverá facear a morte e percebê-la como um dos lados da mesma moeda, nada amedrontador em definitivo, mas a possibilidade de crescer e transformar-se. Um mergulhar nas águas do inconsciente não para deixar que elas nos submirjam, mas para fluir com elas, com muita alegria pelos caminhos que nos cabem e pelos quais nossa alma ansiou.

Fonte:

Novas Terapias Florais de Bach. Edições Sirio. Autor: Dietmar Kramer.

Os segredos das Flores de Bach. Edições Taschen. Autor: Jeremy Harwood

A cura pelas flores. Edições Edaf. Autor:Dr. Edward Bach.

Flores de Bach. Manual para Terapeutas Avançados. Edições Indigo. Autor: Ricardo Orozco.

http://floraisdebachpt.wordpress.com/clases-de-espanol/grupo-1-florais-para-o-medo/aspen/

http://floraisdodrbach.blogspot.com.br/2009/06/aspen-flor-do-pressentimento-escrito.html

http://brazil.healingherbs.co.uk/remedies/second-nineteen/aspen/

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s