A Acupuntura Pode Ser Uma Alternativa Eficaz Contra As Alergias Estacionais

* Tradução Luciana S. Prado

Dente de leão

Os pacientes que receberam tratamento de acupuntura para a Rinite Alérgica Estacional, notaram melhorias estatisticamente significativas nos sintomas e na diminuição do uso de medicação em comparação com os pacientes que recebiam o tratamento standard ou acupuntura simulada, ainda que o significado clínico das melhorias observadas é incerto, segundo uma investigação publicada em ‘Annals of Internal Medicine’.

A Rinite Alérgica (nariz entupido ou secreção nasal causada pelas alergias) é uma condição muito comum, que afeta aproximadamente 20% da população dos Estados Unidos. A pesar da disponibilidade de medicamentos eficazes, como os anti-histamínicos, os pacientes que sofrem desta patologia, frequentemente buscam tratamentos alternativos para o alívio dos sintomas.

Os pesquisadores escolheram aleatoriamente 422 pacientes entre 16 e 45 anos de idade. Destes, 212 pacientes receberam 12 sessões de acupuntura juntamente com a medicação;  102 receberam acupuntura placebo e a medicação; e 108 pacientes receberam apenas a medicação; ao longo de oito semanas, durante duas temporadas consecutivas de alergia. Todos os pacientes poderiam tomar até duas doses de Cetirizina por dia.

Se os sintomas não fossem controlados adequadamente com Cetirizina, os participantes desta pesquisa, poderiam ser tratados com um corticosteroide oral, mas não poderiam utilizar outros fármacos para combater a alergia. Depois das primeiras oito semanas, os sintomas dos pacientes foram avaliados e eles informaram sobre o uso dos medicamentos.

Os pacientes que receberam acupuntura juntamente com a medicação, obtiveram melhorias estatisticamente significativas na qualidade de vida e menor uso de medicamentos em comparação com  os outros grupos.

Fonte:

Annals of Internal Medicine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s