Benefícios da Mastigação

Mastigação-correta-para-emagrecer

Mastigação

Por diferentes motivos, muitas pessoas reservam pouco tempo de sua vida para alimentação e acabam fazendo lanches rápidos ou almoçam com pressa. Com isso, esquecem-se de mastigar adequadamente os alimentos. A pressa é a pior inimiga da mastigação.

Durante o processo da mastigação, inicia-se o ciclo digestório. Ao exercitarem-se os músculos da face, facilita-se o processo de absorção dos nutrientes contidos nos alimentos. Também é melhor para saborear e lubrificar os alimentos para que cheguem melhor ao estômago. Quanto mais se mastiga os alimentos mais aproveitamos o sabor da comida. É um despertar dos cinco sentidos: o olfato pelo odor, o tato ao toque dos alimentos, a visão pela diversidade de cores, o paladar pela ação das papilas gustativas e audição ao mastigar os alimentos mais sólidos.

É necessário estar no aqui e agora, conscientes do que fazemos. Assim deve-se considerar o local, a iluminação, o som do ambiente e as boas companhias.

 

sorriso-lanche-sobremesa

Os Benefícios da Mastigação:

– Oxigena o cérebro

 – Acalma

 – Estimula pontos energéticos dos meridianos superiores

 – Aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo (por isso é importante  mastigar os vegetais por mais tempo)

– Melhora o aproveitamento de nutrientes e a biodisponibilidade. (quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo tem).

– A mastigação nos traz para o aqui e agora

 – Aumenta o processo de digestão (quanto menos mastigarmos os alimentos, mais lenta e será a digestão, causando desconfortos digestivos. A mistura da saliva com os alimentos é a primeira faze da digestão).

 – Higienização dos dentes

 – Musculação gera o exercício que os músculos da face necessitam

 – Sensibiliza as papilas gustativas (com a idade, a sensibilidade das papilas gustativas, do olfato e do paladar diminui. Substitua o sal por ervas aromáticas e condimentos).

alimentacao-idoso

 Dicas:

A mastigação dos idosos: mesmo com o uso da dentadura e com dificuldades para mastigar, os idosos devem se esforçar para mastigar, porque os alimentos ainda necessitam ser misturados com a saliva para que ocorra uma boa digestão.

– Mastigando bem, comeremos menos.

– Quando se mastiga bem os alimentos, a movimentação dos músculos da face, envolvidos nesse processo, gera uma resposta mais rápida ao estímulo da saciedade, ou seja, a pessoa sente-se saciada com uma menor quantidade de alimentos.  Essa é uma razão bastante interessante para se estimular a mastigação, principalmente em pessoas que precisam controlar a ingestão de alimentos pela necessidade de controle de peso.

– Os alimentos mal mastigados chegam grandes ao estômago e intestino, prejudicando a absorção dos nutrientes. Neste caso estaremos mal nutridos, fazendo com que o organismo armazene energia em forma de gordura, aumentando o peso corporal.

 

Segundo os orientais, devemos “beber os sólidos e mastigar os líquidos”.

Não esqueça: Ser feliz é valorizar os pequenos momentos do dia a dia.

Fonte:

Material extraído do Workshop Comida saudável.

Escrito por: Dr. Carlos Lampert Filho – Nutricionista CRN2 2580    –        Blog  –     Twitter   –      Facebook 

 E-mail: nutri.c@terra.com.br  ou   nutricionistacarlos@gmail.com

2 comentários Adicione o seu

  1. tretando disse:

    Ótimas dicas !

    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado!

      Aceitamos sugestões de temas.

      Abraços

      Luciana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s