A Acupuntura melhora um tipo de Paralisia Facial

* Tradução Luciana S. Prado

paralisia de Bell

Os pacientes com paralisia de Bell, uma paralisia do nervo facial (nervo craniano VII) que resulta na incapacidade de controlar os músculos faciais no lado afetado, receberam sessões de acupuntura, desfrutando do acesso a circulação interna do Qi o “De Qi”, um tipo de estimulação intensa que melhora a recuperação muscular facial, reduz a invalidez muscular e proporciona melhor qualidade de vida, segundo um estudo controlado aleatorizado, publicado no ‘Canadian Medical Association Journal’.

A paralisia de Bell costuma se resolver em questão de semanas ou meses, ainda que às vezes, possa ser permanente. A acupuntura pode ser utilizada para tratar uma variedade de condições e está conquistando adeptos em todo o mundo. O “De Qi” é uma mistura de sensações estimuladas pela manipulação das agulhas (dor, formigamento, sensação de frio, de calor e outras que irradiam nos pontos de inserção), mas que ainda não havia sido validada por estudos aleatoriamente controlados.

Existe uma antiga crença na teoria tradicional e na prática clínica da acupuntura de que a intensidade do estímulo deve alcançar um limiar para atingir o “De Qi”, que desempenha um papel fundamental na conquista dos melhores efeitos terapêuticos, diz o Dr. Wang Wei, do departamento de Neurologia do Laboratório de Patologias Neurológicas do Ministério da Educação da China em Wuhan, Hubei (China).

Em um estudo controlado com 338 pacientes aleatórios, pesquisadores chineses buscaram compreender a eficácia da acupuntura com estimulação fraca e forte (De Qi). No estudo, que foi realizado em 11 hospitais terciários na China, participaram 15 acupunturistas certificados, que aplicaram a acupuntura para o grupo do “De Qi” (167 pessoas), que recebeu estimulação intensa, e para o grupo de controle (171 pessoas), o qual foi tratado com agulhas, mas sem estimulação.

As expressões faciais dos pacientes, eram um marcador da função do nervo facial; qualificaram em uma escala de seis pontos e gravaram em vídeo para garantir resultados consistentes através dos centros hospitalares. Seis meses depois do tratamento, os índices da função nervosa facial; da redução da invalidez muscular e a qualidade de vida foram melhores nos pacientes do grupo do “De Qi” que no grupo de controle.

“Encontramos provas de que a acupuntura com “De Qi” melhora a recuperação da musculatura facial, reduz invalidez da musculatura facial e proporciona qualidade de vida aos pacientes com paralisia de Bell. A forte intensidade do “De Qi” foi associada a melhores efeitos terapêuticos, afirmou Wei.

” “De Qi” e suas técnicas relacionadas, devem ser devidamente apreciadas na prática da acupuntura e da investigação clínica e suas inclusões nas diretrizes clínicas da acupuntura devem ser consideradas “, concluíram os autores do artigo.

Fonte:
Canadian Medical Association Journal

4 comentários Adicione o seu

    1. Olá, fico feliz em saber que gostaram do post e compartilharam o conteúdo no seu blog.

      Sejam sempre bem vindos!

      Att.

      Luciana

  1. jULIANA disse:

    ESTOU COM PARALISIA FACIAL A 2 MESES FAZENDO FISIOTERAPIA E AGORA MEU ULTIMO RECURSO É A ACUPUNTURA , ESPERO OBTER RESULTADOS .

    1. Olá Liliane, tudo bem?
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      A acupuntura faz maravilhas na saúde e na vida das pessoas, assim como outras técnicas. Procure um profissional capacitado verdadeiramente, que entenda a medicina chinesa de verdade e não apenas ponha agulhas. Estamos torcendo pela sua recuperação. Qualquer dúvida entre em contato conosco. Se pudermos ajudar em algo nos avise.
      Muita luz e paz no seu caminho.
      Att.
      Luciana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s