EFT – Acupuntura Sem Agulhas

*Luciana S. Prado

 

 EFT ou Emotional Freedom Techniques é a técnica de Libertação Emocional, também conhecida como Acupuntura Emocional ou Acupuntura Sem Agulhas, sendo portanto uma técnica de desbloqueio emocional e energético.

A EFT, quando bem aplicada traz alívios incríveis; o que tem sido comprovado nos resultados clínicos surpreendentes. A técnica permite limpar medos, crenças negativas e todo tipo de empecilho mental e emocional.

É preciso que passemos a enxergar o Ser como um todo integrado com as emoções, e não apenas como um corpo que precisa de consertos químicos e físicos. O emocional e suas consequências para a nossa saúde Física e Mental foi negligenciada durante muito tempo, mas hoje, a Medicina Moderna começa a integrá-lo como parte do tratamento.

As terapias energéticas vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos. Tais terapias, desenvolvem a capacidade de enxergar o Ser Humano com uma visão Integral. A EFT, vem crescendo no mundo inteiro, devido à extrema simplicidade e alto grau de eficácia.

 A Técnica de Libertação Emocional, consiste no desbloqueio dos canais energéticos, chamados de meridianos, enquanto o individuo se sintoniza em um problema. Estes, são os mesmos meridianos estudados pela acupuntura a milênios, e pode-se dizer que a EFT é uma ”versão emocional” desta técnica, sem no entanto, precisar de qualquer tipo de agulhas.

 

PENSAMENTO + INTERRUPÇÃO NO FLUXO DA ENERGIA = EMOÇÃO NEGATIVA

 

PENSAMENTO SEM INTERRUPÇÃO NO FLUXO DA ENERGIA = EMOÇÃO NEUTRA

eft

 

Quando se tem um medo excessivo ou uma fobia, ou qualquer outra emoção negativa, há uma interrupção no fluxo energético do corpo. Esta interrupção acontece em um estágio intermediário entre o pensamento (ou exposição ao problema) e o sentimento negativo.

Se não houver a interrupção, não há sentimento negativo.

É por isso que existem pessoas que ao serem expostas a situações não se sentem afetadas pelas mesmas e que podem também imaginar estas situações sem problema algum. Isso ocorre simplesmente porque o fluxo do sistema energético delas não para de circular nestes momentos.

Através desta teoria, podemos entender como a EFT funciona.

A pessoa se sintoniza na lembrança que traz a tona a emoção negativa. Se há emoção negativa, é porque está havendo, naquele momento, uma interrupção no fluxo da energia. Leves batidas nos meridianos energéticos, enquanto a pessoa está sintonizada no problema, faz o fluxo energético ser rapidamente desbloqueado e começar a fluir. O sentimento negativo simplesmente desaparece.  Por isso é que a EFT é tão eficaz, e consegue resolver tantas questões.

Podemos comparar o fluxo de energia em nosso corpo com o de um aparelho de TV. Enquanto a eletricidade flui normalmente pelo aparelho, o som e a imagem continuam perfeitos. Mas se há qualquer desvio no fluxo de eletricidade a imagem e o som ficam erráticos, e o aparelho de TV irá apresentar sua versão de “emoção negativa”.

Do mesmo modo, quando nosso sistema energético se desequilibra sofremos consequências desse desequilíbrio. Consertando isso, a emoção negativa desaparece.

Esta é a razão pela qual algumas pessoas são importunadas por suas lembranças. A diferença reside no fato de que algumas pessoas têm uma tendência maior a sofrer uma interrupção em seu sistema energético pelas suas lembranças.

O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais desses meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases lembretes (frases que indicam ao sistema energético o que está sendo tratado).

Este processo é simples, porém muito poderoso, trazendo resultados profundos, rápidos e duradouros, promovendo a saúde Física e Emocional. A técnica foi desenvolvida através de descobertas do psicólogo americano, Dr. Roger Callahan, PhD, praticante de acupressão e outras técnicas energéticas. A junção e simplificação deu origem à EFT.

Os resultados são surpreendentes.

EFT_Shortcut_Chart_Spanish

O grande diferencial da técnica é que os bloqueios emocionais, são trazidos à tona durante a aplicação através das lembranças e memórias que são estimuladas através da fala e do pensamento, para que sejam eliminados e desbloqueados de forma permanente, através das batidas nos terminais dos canais energéticos. Ou seja, o método combina falar e pensar nas emoções, ao mesmo tempo que limpa os bloqueios nestes canais.

O resultado da aplicação dessa técnica é a resolução de problemas emocionais, algumas vezes em poucos minutos, até mesmo em questões aparentemente difíceis e profundamente enraizadas.

Uma única sessão pode eliminar uma fobia, a dor de uma memória traumática, uma mágoa profunda… Alguns problemas no entanto, podem exigir persistência e dedicação, pois depende da quantidade de bloqueios energéticos que a pessoa guarda.

As emoções negativas estão ligadas a uma interrupção do fluxo energético de nosso sistema, e, uma vez que esse fluxo seja reestabelecido, o sentimento negativo desaparece.

Basicamente qualquer sentimento negativo pode ser tratado com a EFT: raiva, mágoa, tristeza, culpa, frustração, medo, claustrofobia, medo de altura, de multidões, de falar em público, de dirigir, medo de animais e insetos, todo e qualquer tipo de fobia, memórias traumáticas (de acidentes, violência, sequestro, assalto, guerra…), transtorno do estresse pós traumático, ansiedade, obesidade, vícios (cigarro, bebidas, drogas, chocolate, comidas…), roer unhas, depressão, síndrome do pânico, etc.

A EFT também trata dores (crônicas ou não, enxaqueca e todo tipo de dor de cabeça, dor na coluna, dores nas articulações, dores nos tendões, cólicas menstruais, dores devido a traumas físicos novos ou antigos ou provocadas por outras doenças como câncer, artrite, etc), assim como problemas físicos (pressão alta, diabetes, asma, artrite, alergias de todos os tipos).

Ainda que a técnica seja emocional, ela consegue melhorar males físicos, pois existe uma ligação inseparável entre as doenças físicas e  emocionais.

Quando aliviamos sentimentos negativos, as doenças físicas cedem parcial ou totalmente. Ainda que durante a aplicação a técnica seja direcionada ao problema físico, os resultados são igualmente incríveis, pois, na verdade, a técnica está trabalhando o fator emocional por trás da doença, mesmo que este seja desconhecido por parte do terapeuta e do paciente.

 A EFT consegue verdadeiras maravilhas através da aplicação e autoaplicação. Até mesmo em casos complicados como bulimia, depressão, dores crônicas e outros.

 Eventos do passado que contém carga emocional negativa, “pesam” no nosso sistema emocional e energético, causando doenças, ansiedade, desânimo, irritação e muitos outros sentimentos negativos.

Se fizermos uma faxina, limpando evento por evento, nos sentiremos cada dia melhor e mais saudáveis física e emocionalmente nos ajudando a alcançar nossa Paz Interior.

2 comentários Adicione o seu

  1. Tainá disse:

    Reeealy nice Lu! Foi essa técnica que p Hinsberguer nos ensionou não é?

    1. Olá Tainá, muito obrigada pela visita! Ele falava mais sobre a Calatonia, é uma técnica que atua em pontos específicos também, mas de um jeito um pouco diferente. Tem um texto sobre a calatonia aqui no blog, depois dá uma olhadinha e me diz a sua opinião.

      Obrigada

      Lu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s