Drenagem Linfática Perguntas Frequentes


É normal sentir dor durante a Drenagem Linfática?

Não. A finalidade da drenagem é coletar os líquidos acumulados entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los se movimentar para que sejam eliminados.

A massagem deve ser rítmica, sem muita pressão, uma vez que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto. A idéia é que ela seja inclusive relaxante, causando bem-estar. O que acontece é que os locais com inflamação ou cicatrizes recentes podem estar mais sensíveis e causar um pouco de desconforto em alguns momentos.

Porque é necessária a “abertura” dos linfonodos?

Os linfonodos fazem parte do sistema imunológico por sua capacidade de produzir grande quantidade de linfócitos (células de defesa), atuando assim como filtros da linfa, impedindo que resíduos cheguem ao sangue. Eles regulam a concentração proteica da linfa e permitem certo depósito da mesma, devido a existência de espaços vazios no seu interior, por isso devem ser sempre manipulados na Drenagem Linfática Manual, exceto quando se encontram dolorosos e maiores.

É verdade que não se deve fazer massagem todos os dias? Porquê?

Sim, é verdade. Não devemos fazer massagem todos os dias, pois temos que dar um tempo para o organismo se recuperar obtendo uma melhor resposta ao tratamento.

Qual a diferença entre uma massagem modeladora e uma Drenagem Linfática?

A Massagem modeladora é realizada com maior pressão, pois tem como finalidade alcançar a camada de tecido adiposo (gordura) e modelá-la. A Drenagem Linfática é uma massagem mais leve com a finalidade de tirar do organismo o excesso de toxinas e líquido acumulados.

A drenagem linfática profunda é capaz de modelar o corpo? Qual a diferença entre ela e a modeladora?

Não existe drenagem linfática profunda. A Drenagem linfática é um estímulo ao sistema linfático e só existe uma maneira de fazê-lo: com manobras precisas, lentas, leves e superficiais. Muita gente confunde drenagem linfática com massagem modeladora, executada com maior pressão das mãos para trabalhar os nódulos celulíticos e porções degordura localizada e que pode, inclusive, deixar o corpo roxo.

A massagem deixa a gente roxo?

A verdadeira Drenagem Linfática é suave, e o surgimento de hematomas indica que o estímulo foi muito agressivo e houve rompimento dos vasos e capilares venosos. Estímulos agressivos não aumentam o efeito da drenagem, pelo contrário, faz com que mais líquido seja extravasado para o meio extra celular.

Qual o resultado da massagem em um mês?

A resposta de cada organismo frente ao tratamento é diferenciada e o ambiente externo também interfere, tais como atividade física e alimentação balanceada.

Por que trabalhar a linfa é tão importante?

A linfa conduz o líquido excedente e as toxinas aos órgãos excretores, provocando uma limpeza interna. Ela também é responsável por levar oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios para os tecidos, o que é fundamental para o funcionamento do nosso organismo.

Como a linfa se desloca sempre numa mesma direção, ela depende de forças externas, tais como a gravidade, as manobras de massagem, além das forças internas (como a contração muscular, a pulsação das artérias próximas aos vasos, o movimento das vísceras e os movimentos respiratórios) para circular bem.  Com a massagem favorecemos o seu deslocamento.

A drenagem funciona sozinha?

Depende do que se espera do tratamento. Para reduzir a retenção líquida e favorecer a eliminação de toxinas, a drenagem oferece bons resultados. Para quadros de celulite  e gordura localizada mais graves, assim como resultados duradouros, é necessário associar o tratamento a mudança de hábitos alimentares, atividade física e fitoterapia.

Como a drenagem combate a celulite?

Uma dieta rica em sal e gordura; alterações hormonais; problemas circulatórios; processos inflamatórios; roupa apertada; sedentarismo, cigarro, estresse, dentre outros fatores, podem causar retenção de líquido. Assim, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de liquido que não consegue reabsorver, o que acarreta má oxigenação tecidual, ocasionando a celulite. A drenagem quebra esse ciclo eliminando a retenção de líquido.

E a gordura?

Quando bem feita, a drenagem diminui a retenção de líquido em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdômen, coxas e culote, além de ativar o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo.

E contra a flacidez, existe algum resultado efetivo?

Alguns profissionais defendem que ela não tem ação sobre a flacidez; outros, que ela melhora um pouco a aparência da pele, pois está produzindo um tecido mais bem nutrido, mas ela não recupera a flacidez já existente, ela facilita a oxigenação local e a organização das células e fibras de sustentação.

Há a necessidade do uso de um creme para a massagem? Por quê?

Existem várias linhas de aplicação para a drenagem linfática. A técnica Leduc, uma das mais utilizadas, abre mão de cremes e recorre apenas aos movimentos suaves. Outros métodos usam cremes para melhorar o deslizamento das mãos.

 

 

Fonte:

http://www.drenagemlinfatica.org/

http://www.medibel.com.br/drenagem-linfatica.html

http://www.saudeesportiva.com.br/drenagem-linfatica.php

http://www.brasilescola.com/saude/drenagem-linfatica.htm

4 comentários Adicione o seu

  1. Kevin disse:

    Bem reportado!

  2. Charles disse:

    Um dia quero ter um blog como o seu!

  3. Cintia Paiva disse:

    A maior parte dos blogs têm posts superficiais. Obrigada pela informação tão completa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s