Drenagem Linfática Manual

Técnica de massagem manual que auxilia o processo de eliminação das toxinas acumuladas entre as células e tecidos do nosso corpo.

 

História:

O método de drenagem linfática manual surgiu em Paris, em 1932 e foi desenvolvido pelo terapeuta dinamarquês Emil Vodder que trabalhava junto com sua esposa, na Riviera Francesa, por isso, é muito mais popular na Europa que no Brasil.

É um método de massagem altamente especializado, portanto, só deve ser realizado por profissionais que conheçam verdadeiramente anatomia e fisiologia do sistema linfático.

A Drenagem Linfática não dói; uma pressão que cause dor pode romper vasos e formar hematomas, trazendo complicações para o quadro da paciente. Outro detalhe importante é que os capilares linfáticos estão localizados logo abaixo da pele e acima dos músculos, portanto não existe “Drenagem Linfática Profunda”, isto é propaganda falsa.

Uma Drenagem Linfática bem empregada pode combater um dos maiores inimigos da mulher: a celulite.

O que é:

A massagem consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas, relaxantes  e precisas, visando otimizar as funções do sistema linfático que é uma via secundária de acesso, em que líquidos, proteínas e pequenas células são devolvidas ao sistema venoso.

As manobras são realizadas com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo, sempre no sentido fisiológico da drenagem, ou seja, dos membros em direção ao corpo, ajudando os líquidos a seguirem o caminho linfático. Além de transportar o líquido intersticial, proteínas e gorduras, a drenagem contribui com o sistema imunológico.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de maneira mais eficiente, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Esse processo elimina o excesso de líquido e toxinas.

A linfa é um líquido que faz parte de nosso sangue, e é caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter água, substâncias orgânicas e inorgânicas, micro-organismos, resíduos e toxinas resultantes do nosso metabolismo.

Esta massagem pode ser feita de forma manual, mecânica ou por meio de uma modalidade mais recente, a eletroestimulação. Particularmente, utilizo apenas a Drenagem Linfática Manual, pois somente com as mãos, conseguimos respeitar a fisiologia do sistema linfático e a anatomia de cada corpo individualmente, além de proporcionar ao terapeuta, observar presença de nódulos, regiões com maior acúmulo de líquido e dar maior atenção a estas regiões.

A manobra pode ser realizada no corpo todo, quando o intuito e prevenir e tratar quadros simples de retenção de líquido e relaxar, ou apenas na região que necessita tratamento. Trabalhando o corpo todo, ou apenas uma região específica, todo o corpo será beneficiado, uma vez que a estimulação dos gânglios libera o ducto principal.

Como funciona:

De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete. Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa.

Os movimentos da massagem seguem o trajeto dos vasos linfáticos, o que melhora as funções essenciais do sistema venoso e linfático. A principal finalidade é mobilizar a corrente de líquidos que está dentro dos vasos linfáticos com objetivo de movimentar a linfa (nos capilares linfáticos, esse líquido passa a se chamar linfa em direção aos gânglios). Esta prática melhora a circulação sanguínea, eliminando a retenção de líquido e por isso, é recomendada no tratamento de celulite.

A estimulação da circulação linfática ajuda o corpo a eliminar toxinas e auxilia na nutrição dos tecidos. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do acúmulo de líquidos fora das células.

Efeitos:

A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos e resíduos metabólicos acumulados entre as células, direcionando-os aos capilares linfáticos, por meio de movimentos específicos, para que sejam filtrados e reintegrados à corrente sanguínea.

Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite  e melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

Indicações e Benefícios:

  • Insuficiência cardíaca;
  • Elefantíase;
  • Pós cirúrgico;
  • Perda de tônus da pele;
  • Cólicas menstruais;
  • Dores nas pernas e sensação de peso em gestantes;
  • Prevenção contra a celulite e aliada no tratamento das estrias;
  • Elimina toxinas evitando a formação de nódulos linfáticos;
  • Elimina o líquido acumulado nos tecidos que causam inchaço e edema;
  • Acelera a recuperação do organismo depois de uma intervenção cirúrgica;
  • Evita fibrose;
  • Atenua as cicatrizes (quando feita após a cirurgia);
  • Melhora o metabolismo;
  • Melhora a circulação sanguínea e linfática;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Aumenta a nutrição e oxigenação tecidual e circulação linfática;
  • Auxilia a minimizar os hematomas.

Regeneração dos Tecidos:

A Drenagem Linfática Manual é recomendada para o desaparecimento de inúmeras formas de edemas como, por exemplo, edemas pós-operatórios; o edema do braço depois de uma mastectomia; assim como os edemas pós-traumáticos, como os que aparecem quando se faz uma fratura. A massagem estimula o processo imunológico, aumentando na zona cortical dos gânglios linfáticos, a produção de linfócitos, cujo núcleo tem a função de nutrir e regenerar os tecidos. Este fenômeno foi observado em úlceras varicosas, osteoporoses, enxertos de órgãos e celulites.

Efeito relaxante:

A Drenagem Linfática Manual exerce uma ação tranquilizante e relaxante. A maioria dos pacientes relata sentir que os seus músculos se relaxam e as suas pálpebras pesam, junto a uma sensação de tranquilidade.

Também é comum sentir vontade de urinar com mais frequência após a sessão, e este é um sinal que a Drenagem Linfática foi bem feita, pois estimula o funcionamento dos rins e todos os detritos acabam sendo eliminados naturalmente através da urina.

Combate a celulite:

Uma dieta rica em sal e gordura; alterações hormonais; problemas circulatórios; processos inflamatórios; roupa apertada; sedentarismo, cigarro, estresse, dentre outros fatores, podem causar retenção de líquido. Assim, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de liquido que não consegue reabsorver, o que acarreta na má oxigenação tecidual, ocasionando a celulite. A drenagem quebra esse ciclo eliminando a retenção de líquido.

Contraindicações:

Praticamente todas as pessoas podem se beneficiar com a Drenagem Linfática, não é necessário  estar com algum problema.

A Drenagem Linfática somente possui contraindicação absoluta em casos de febre; trombose venosa profunda; infecções agudas; abscesso; nódulos não identificados; alterações cardíacas recentes ou descompensadas e quando existe a suspeita ou se está em tratamento de câncer.

Pessoas cardíacas ou com a pressão alta possuem contraindicações relativas, e o caso deverá ser avaliado durante a anamnese, por isso é tão importante procurar um profissional qualificado.

É muito indicado para gestante. Elas podem receber a massagem a partir do terceiro mês de gestação, apresentando o pedido médico.

Drenagem Linfática é sinônimo de qualidade de vida, pois além de todas as indicações já citadas, ajuda a combater o stress, proporciona regeneração e defesa dos tecidos e aumenta a eliminação de toxinas por diurese.

VENHA EXPERIMENTAR!

Fonte:

http://www.drenagemlinfatica.org/

http://www.medibel.com.br/drenagem-linfatica.html

http://www.saudeesportiva.com.br/drenagem-linfatica.php

http://www.brasilescola.com/saude/drenagem-linfatica.htm

2 comentários Adicione o seu

  1. rosana disse:

    Estou fazendo um curso e lá estão realizando a drenagem com movimentos trápidos e vigorosos como se fosse uma modeladora. Sou formada em estética recentemente, e fico na dúvida se está correto ou não. Na minha visão não está correto.Gostaria de saber algo mais pra ter mais argumentos quando for me colocar diante essas pessoas.

    1. Olá Rosana,

      Primeiramente gostaríamos de agradecer o contato e a confiança.

      Quanto a sua pergunta é o seguinte:

      A finalidade da drenagem é coletar os líquidos acumulados entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los se movimentar para que sejam eliminados. Para isso, a massagem deve ser rítmica, sem muita pressão, uma vez que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado.

      Os capilares linfáticos estão situados logo abaixo da pele e acima dos músculos, se for realizada pressão superior a 40 Mm Hg, ou seja quando as pontas das unhas começam a ficar brancas, será um estímulo agressivo aos capilares linfáticos, o que fará com que mais líquido seja extravasado para o meio extra celular.

      Não existe drenagem linfática profunda. A Drenagem linfática é um estímulo ao sistema linfático e só existe uma maneira de fazê-lo: com manobras precisas, lentas, leves e superficiais.

      A Massagem Modeladora é realizada com maior pressão, pois tem como finalidade alcançar a camada de tecido adiposo (gordura) e modelá-la.

      A Drenagem Linfática é uma massagem mais leve com a finalidade de tirar do organismo o excesso de toxinas e líquido acumulados.

      Isso pode ser confirmado através de qualquer atlas de anatomia, onde poderá ver a localização de cada tecido, estrutura do corpo e dos diferentes sistemas.

      Espero que tenhamos conseguido esclarecer sua dúvida.

      Estamos a disposição!

      Tenha um ótimo domingo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s